terça-feira, 27 de abril de 2010

Quanto vale ou é por quilo?


Inúmeros leitores cobrando o meu atraso. É que ontem foi o ensaio pré-geral e hoje o ensaio geral da Tosca. Muita correria. Na quinta a estreia e na sexta embarco para Buenos Aires, aí sim, uma semana para descansar da montagem de Pai e Filho, conhecer minha sobrinha e pensar na eterna questão: nosso teatro é viável? Falo financeiramente mesmo! Quais são os mecanismos e instrumentos que as companhias de teatro têm para poder sustentar o seu dizer?

“...Obra de arte não é produto (afirmação herética para os liberais de plantão). Torna-se produto dependendo de uma série de fatores e circunstâncias que dialoguem com o mercado vigente. Se uma obra, posteriormente à sua criação, polariza opiniões acaba afugentando os investimentos que tem por prática valorizar o consenso. Porém uma obra digna não deve abrir concessões no momento da formulação do seu dizer: está aí a origem que incompatibiliza obra e mercado. Para uma opção artística que não vise lucro o único caminho é o subsídio (palavra maldita se o dicionário for neoliberal) - sempre e quando a pesquisa invista em dizeres outros que aqueles consensualmente assimilados pelos espectadores acostumados ao entretenimento ou aqueles disseminados pela cultura popular. Essas atividades garantem bilheteria no primeiro caso e recursos públicos no segundo...”

Lendo esse fragmento de um manifesto jamais publicado me pergunto: serão sempre trabalhos artísticos outros e paralelos que aportarão recursos para a sustentação do meu viver e, por consequência, meu fazer? Nesse caso, não é a mesma coisa que vender pizza? (risos) Conflito de um homem de meia idade (nunca soube, efetivamente, que idade é essa).

Um comentário:

Cláudio Marconcine disse...

as angústias são compartilhadas, sempre. assim, aumenta-se a dor do fazer ou do não fazer. a prática tem me mostrado que se o trabalho é digno, o resultado nos surpreenderá. falo financeiramente. claro que não dará para trocar seu carro, ou pensar em adotar uma criança abandonada pelos pais... isso, não. mas, creio que dará para vc voltar a fumar diariamente, ou comprar um vinho de quando em quando.