quinta-feira, 8 de abril de 2010

Quando estamos prontos?

- Não reclame da comida!

Esta semana é a da estreia. Depois de uma boa jornada de ensaios - estamos nessa desde início de janeiro -, estamos prontos. Estamos? 

Ensaiar equivale a ficar trancafiado em uma sala com um outro ator - neste caso -, e com o encenador. O ator tem as sensações. O encenador detém a visão do todo. E o público, o que cabe a ele? 

A partir da primeira apresentação, o espetáculo é dos atores. É uma outra etapa. O público se fará presente - presumimos nós. As interferências são inevitáveis. Como se outros estivessem na sala de ensaio além dos atores e do encenador. O diferencial é que não mais interromperemos o ensaio. Pau dentro, como chamam. Prazer garantido? Eu já disse que gosto mais do processo? Gosto de ficar nas preliminares eternamente. A penetração é meio irrelevante. Não que eu despreze o público. Não é isso. Só que o prazer é menor.

O tempo da costura acaba. Inicia-se a etapa do uso

Mudando de assunto... O ritmo, em função da estreia, está alterado, fazendo com que a nossa rotina seja mais flexível. Anteontem e ontem a imprensa se fez presente nos ensaios. Ontem, só passamos uma vez o espetáculo na íntegra. Hoje, chovendo ou fazendo sol, mais imprensa, agora fora do espaço de ensaio. Mais tarde, ensaio técnico e geral, já no palco do Arthur Azevedo. 

Pareço mais concentrado, tentando perceber melhor a energia a ser modulado e os detalhes. Hoje é um bom dia. Dias contados na Ilha. Depois, uma pausa, e o retorno para a temporada de Imperatriz, Balsas e Richão. Mas, os encontros das quintas-feiras por aqui permanecem.

Nenhum comentário: