sábado, 3 de setembro de 2011

La strada


A partir da iniciativa do governo federal de disponibilizar recursos públicos para montagem e circulação de espetáculos teatrais, companhias puderam amadurecer, conhecer novos grupos, experimentar novas plateias e garantir a sustentabilidade de seus repertórios. Essa realidade plasmou-se na Pequena Companhia de Teatro, através do Prêmio Myriam Muniz de Teatro. Esses recursos viabilizaram a montagem do espetáculo Pai & Filho, em 2010 e, agora, levam a encenação a doze cidades de seis estados diferentes.

Na bagagem, o espetáculo carrega as participações no XVII FENTEPP – Festival Nacional de Teatro de Presidente Prudente, do XVII Festival Nordestino de Guaramiranga, do Festival Agosto de Teatro, em Natal, do 53° FESTA – Festival Santista de Teatro, do 18° Festival de Teatro do Rio, do FestLuso 2011 – Festival de Teatro Lusófono, em Teresina, além da 5ª Mostra SESC Guajajara de Artes e da VI Semana do Teatro no Maranhão, em São Luís.

A trajetória de Pai & Filho confirma a importância de editais, prêmios e fundos de cultura para o fortalecimento dos coletivos teatrais que não regem suas ações pelas demandas do mercado e sim pelo poder transformador que o teatro oferece.

Nenhum comentário: