De 18 a 29 de julho a Pequena Companhia de Teatro ocupará o Centro
Cultural Banco do Nordeste em Fortaleza/CE, com grande parte do seu repertório
de atividades: 06 apresentações de Velhos caem do céu como canivetes e seus
respectivos debates, 02 oficinas – O Quadro de Antagônicos como instrumento de treinamento para o ator e Do narrativo ao dramático: a transposição de gêneros como instrumento de confecção de dramaturgia –, o lançamento do livro Cinco Tempos em Cinco Textos, que reúne minha produção dramatúrgica entre 2003 e 2009,
a exposição dos figurinos da performance Literatura Viva, do saudoso Chico
Coimbra, e a palestra Desconstrução estética de Velhos caem do céu como canivetes, que pretende aproximar cenógrafos e iluminadores das tecnologias teatrais
desenvolvidas por nós durante a última década.
O projeto Teatralidades: a Pequena Companhia de Teatro ocupa Fortaleza foi
contemplado pelo edital de Seleção de Projetos Culturais BNB 2016/2018 e segue
o nosso conceito de ocupação, que procura passar o maior tempo possível na
cidade com grande parte das nossas atividades, para que a comunidade que nos
recebe tenha uma dimensão ampla dos caminhos do nosso fazer. Por duas edições
consecutivas (a de 2014/2015 contemplou a ocupação do CCBNB em Sousa/PB) a
Pequena consegue sensibilizar os pareceristas com uma proposta que foge à regra
do trânsito rápido, e tenta extrair uma intensidade maior da ideia de
intercâmbio. As cidades de Campo Grande/MS, Primavera do Leste/MT e Goiânia/GO
também foram tocadas com o conceito, através do Programa Petrobras
Distribuidora de Cultura, em 2016, e muitas ramificações férteis surgiram a partir
dessa interlocução mais intensa com os municípios visitados.
Quem nos receberá por lá será o Pavilhão da Magnólia, que fará nossa
produção local e assessoria de imprensa, já disparando o diálogo com a cidade e
suas idiossincrasias, motivo principal do nosso programa de circulação que
procura conseguir o desnudamento dos prazeres e agruras do fazer teatral de
cada universo. Para isso, separamos quatro dias da jornada sem atividades
formais, para podermos acompanhar espetáculos locais, visitar grupos, sedes,
projetos teatrais e toda sorte de atividades que nos possibilitem entender a
dinâmica e a lógica da produção cênica de Fortaleza – cidade em que morei por
dois anos, num tempo em que teatro ainda era um bicho de sete cabeças que eu
almejava conseguir domar algum dia.
Exemplo expresso do que já falei aqui, Fortaleza é uma das capitais mais
próximas de São Luís, e uma das mais distantes no que se refere ao intercâmbio
de pensamento entre a Pequena e grupos de teatro do país. Estivemos por lá
diversas vezes, quando da nossa circulação pelo Myriam Muniz, pelo Palco
Giratório e no Festival BNB de Artes Cênicas, com Pai & Filho, mas pouco
contato tivemos com a classe artística, ação fundamental para a oxigenação do
pensamento, o espelhamento de práticas, o abrandamento de mazelas e a encubação
de soluções para a subsistência de grupos de teatro neste trágico Brasil que
hoje se apresenta. Capitais menos prováveis são aliadas contumazes na tessitura
da teia de que falo no link que acabei de oferecer acima, e que você não teve a
gentileza de visitar para que a contextualização seja possível.
Por quê? Por que uma capital mais próxima do que muitas outras se
manteve tão distante da Pequena Companhia de Teatro? Por que Piracicaba, Campo
Grande, Palmas, Belém, Cuiabá, Porto Velho, Guaramiranga, Teresina, Macapá
conhecem nossos últimos dois espetáculos e Fortaleza só conhece um? A principal
resposta está num problema que perpasso agora, mas que me debruçarei em uma
próxima postagem: com o advento da política dos editais – esboço de fomento cultural que contribuiu para
a construção de cidadania, diferentemente do desmonte atual – deixamos de ser
propositivos, e passamos a ser pautados por aqueles que determinam os eixos
curatoriais dos editais em questão. Se a Pequena queria ir para Pasárgada e
Macondo, não necessariamente o programa da vez queria o mesmo, e acabávamos
indo apenas para Macondo. Nossa ida para Macondo, por mais sensacional que
fosse, não saciava nosso desejo de ir para Pasárgada, contudo, pouco fizemos
para chegar até lá, mesmo sabendo que seríamos amigos do rei.
Agora, para que o projeto de ocupação do CCBNB se tornasse viável,
propusemos ir de Pequena Móvel – nome dado por Fernando Yamamoto à nossa forma
de deslocamento quando vamos os quatro de carro com o reboque carregando o
cenário –, dirigindo os mil quilômetros que separam São Luís de Fortaleza;
pincelada de esforço que confirma o desejo de que a cidade conheça um pouco
mais a fundo nossa produção. Então, o que nos impediu de arribar em Fortaleza
em outro momento? A resposta na ponta da língua é o fator econômico, desculpa
que nos acomodou em um calendário sugerido por nós, mas definido por outros.
Desculpas, pois, a Pequena Móvel depende de uns litros de combustível para ser
independente, e tenho absoluta certeza que não faltaria um colchão limpo e um
espaço vazio esperando por nós em qualquer destino desejado.
As reflexões que aqui faço são os passos que dou rumo ao entendimento de
outras diversas ações de sustentabilidade que precisamos desenvolver para que a
nossa realidade continue sendo a de um grupo de teatro nordestino que apresenta
um fazer teatral honesto, independente e constante. Uma dessas ações será o
tema da postagem que escreverei no final deste mês, após confirmadas as
tratativas. Só não digo do que se trata para não ter que usar a palavra
“spoiler”.
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