domingo, 22 de janeiro de 2012

5ª Jornada – Parnaíba

A montagemO palco é o do teatro Antônio Oliveira Santos, no SESC Avenida. Montagem apertada para fazer Pai & Filho caber em 5m de profundidade. Coube. Com alguns prejuízos dramáticos e estéticos, mas coube. Era a prévia para fazê-lo caber em 4,25m da profundidade que teremos no VI Festival BNB das Artes Cênicas. Estamos testando quais são os limites do espetáculo para adequá-lo sem perder qualidade. Limites são os melhores moderadores da ambição.

A oficinaComo em outras ocasiões, um grupo demasiadamente heterogêneo. A oficina é para atores ou alunos de teatro de nível superior, mas o comparecimento foi diverso: da querida Carmem, atriz com larga experiência, a iniciantes interessados em descobrir que bicho é esse. Quando isso ocorre, mantemos o conteúdo – para evitar o prejuízo dos experientes – e procuramos operar de maneira mais didática. Não dá para dizer que não afete os resultados, mas os danos são minimizados. Dá para mandar de volta pra casa um sujeito que se predispõe a treinar por horas sem parar?

As apresentaçõesO ritmo e a energia do espetáculo recuperaram a contundência que se diluíra no primeiro semestre de 2011, quando as apresentações foram mais esporádicas. Belém e Castanhal comprovaram. Isso nos permite continuar investigando a modulação ideal da encenação. Não foi em Parnaíba. As apresentações tiveram temperatura abaixo das do Pará, mas as portas se apresentaram. Vamos abri-las.

A plateiaBem abaixo da média de público que o espetáculo tem recebido durante a circulação pelo Myriam Muniz, esta foi uma das plateias mais curiosas. Além do bêbado que Cláudio comenta abaixo, nessa mesma récita, uma banda de rock que buscava um recanto para dormir

Os debatesFora esses detalhes pitorescos, pessoas interessantes, manifestando nos debates uma propriedade peculiar de envolvimento e compreensão. A qualidade supriu a quantidade e os debates fluíram com doce cumplicidade. Essa receptividade nos auxilia na avaliação das diretrizes que traçamos para a companhia e dos caminhos que percorremos até aqui.

O apoioA cargo das queridas Lili e Ana Maria, e com os competentes José Maria e Manoel no teatro, o apoio do SESC Avenida foi fundamental para a nossa jornada. O patrocínio é da FUNARTE, do Ministério da Cultura e do Governo Federal.

O retornoFilosofia à parte, depois de cada jornada não é difícil ponderar se somos os mesmos. O eterno retorno nos traz de volta, contudo, diferentes.

Nenhum comentário: