domingo, 25 de julho de 2010

Nova jornada

Ítalo Itálico, conselheiro da Escola de Teatro Aquático de Titicaca, me pergunta, em um dos seus e-mails, se o elenco de Pai & Filho está sobrevivendo bem à distância. Eu perguntaria se uma personagem consegue sobreviver à distância. Nossa pequena companhia tem uma particularidade que vocês já conhecem: um dos atores mora em Imperatriz. A questão é: O espetáculo Pai & Filho sofre como isso? Depois de concluída a temporada de estreia, com apresentações em São Luís, Imperatriz, Balsas e Riachão, posso dizer que não muito. Para minha surpresa, a contundência das personagens vem sobrevivendo aos lapsos gerados pela interrupção temporal e o comprometimento da cena tem sido o menor possível. Claro que não é o ideal, mas o prejuízo é menor. A manutenção, mesmo intermitente, acontece nos encontros para as apresentações do espetáculo. O que a distância nos priva é de avançar. Explico: depois de doze apresentações começamos a perceber alguns detalhes que poderiam ser melhorados, uma cena que merecia um destino diferente, uma fração do texto que poderia ser somada, enfim, amadurecimento natural de quem tem por ofício estar em temporada. Nesse caso, quando a alteração é estrutural, necessitaríamos do tempo em sala de ensaio, da continuidade do treinamento, da experimentação, e isso sim, só é possível com a continuidade presencial. Como o projeto de circulação premiado com o Myrian Muniz oferece a oficina sobre o Quadro de Antagônicos, teremos a oportunidade, na prática, de retornar à sala de ensaio, durante uns quarenta e cinco dias, discutindo, treinando, ensaiando, revisando e “avançando” na qualidade que o espetáculo Pai & Filho ainda tem para oferecer. Depois disso, é só esperar a novelesca transferência de Cláudio para a matriz.

(Imagens de André Lucap para assédio da imprensa)
P.S.: Continua a promoção: “Seja seguidor e ganhe um beijo do diretor”... e que Katia não me leia...

3 comentários:

Luciana Duarte disse...

Bonito que historinha e essa de beijo do diretor , eh, ta ficando soltinho... pai e filho ta praquejando um futuro beijoqueiro, nunca pensei... to arrasada e tony tambem e agora é que ela não vai entrar mesmo, dividir você? Nem pensar! Amamos e estamos muito felizes com suas conquistas que tambem não deixam de ser nossas. Beijinhossss Eu e TonY, um abraço de Damásio e beijinho de jeyzon tambem. Vou tomar café e fumar....

XICO CRUZ disse...

Meu beijo já ta garantido.

Amigo, essa coisa da distancia as vezes acontece até quando os atores moram ma mesma cidade, meu grupo sofre com isso, afinal os atores as vezez precisam se envolver em outros trabalhos, outras questões, problemas e por ai vai, mas somos teimosos e queremos fazer teatro. beijos e parabéns pelas conquistas.

Anônimo disse...

tem nada não.... beijo os dois! sucesso na sua nova empreitada cult!