quinta-feira, 1 de julho de 2010

Ainda sobre os debates

Estou editando parte do material, resultado de nossas apresentações em São Luís, Imperatriz e Balsas - vídeos para registro, prestação de contas... -, e percebi algo que me fez refletir: estou falando demais nos debates. Isso me intriga em alguns aspectos. Penso que o debate poderia ser uma espécie de apêndice das apresentações, um momento para dialogar mesmo com o espectador, formar platéia, uma prática que poderia ser marca da Pequena Companhia de Teatro. Nos espetáculos que vejo, sinto falta disso. E seria um tempo para o público, inclusive, comer pipoca e tomar refrigerante.
                                                                                                   foto Ayrton Vale

Sei que esta foto está descontextualizada, mas gosto dela

Hoje eu fui a uma escola debater sobre o espetáculo. É que os alunos haviam assistido e não participaram efetivamente do debate. Assim, fui lá com esse propósito. Algumas questões estavam voltadas ao fazer teatral, de uma forma geral; curiosidade de como é tentar viver de teatro, as dificuldades encontradas, os prazeres, o processo de criação. Alguns dormiram, mas normal. Eu acabei falando bobagens, o que é normal também vindo de mim. A sinceridade é nociva, às vezes. Gosto de chocar ainda, creio eu. 

Debater é como sentenciar o outro com sua visão, discurso outro que não o da encenação. Sei que não é papel do teatro fazer isso, mas ajuda na leitura de uma obra. Efetivamente é uma ótima pedagogia.

Estou com saudades do espetáculo. Gosto dele. Torço para que possamos, de fato, trilhar por aí. Sinto-me mais maduro em cena. Talvez reflexo dos debates.


Nenhum comentário: