Você, assídua leitora ou
caríssimo – e não menos assíduo – leitor, deve estar estranhando a antecipação
da postagem dominical para hoje. A explicação é simples: o fato que narro a
seguir é o provocador da minha reflexão, e ele acontece no dia em que o criador
descansou – ancoro que, sendo Ele, teria eu tirado um ano sabático.
Hoje iniciaremos uma curta
temporada do espetáculo Velhos caem do céu como canivetes aqui na sede – Rua do
Giz, 295, Praia Grande –, que durará até segunda, sempre às 19h, e com a
peculiaridade de ser paga (R$ 20,00), pois das trinta e três apresentações do
espetáculo, em São Luís, apenas três foram pagas, em outra curta temporada que
fizemos em 2015.
O espetáculo concluiu mês
passado uma jornada singular pelo Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, aprovado
para circulação pelo Programa Petrobras Distribuidora de Cultura, com outras 56
companhias do país. A informação não é irrelevante, nem as 76 apresentações, os
5.265 espectadores, as 23 cidades visitadas, os 14 estados, o SESC Amazônia das
Artes, a ocupação CCBNB Fortaleza, os dois Myriam Muniz, os quase 5 anos em
cartaz. Todavia, por incrível que pareça, isso não tem relevância alguma em
relação ao assunto que passo a abordar.
Para nós, a temporada
regular do nosso repertório aqui na sede é a ação mais importante e sintomática
do ano, pois diz da nossa estratégia de resistência, sobrevivência e guerrilha
para superar um estado que não entende a nossa existência como fator de
desenvolvimento humano.
Como nós entendemos assim,
estamos permanentemente pensando em como reexistir – roubando a expressão que o
querido César Ferrário usou no nosso último encontro –, e apresentar nossos espetáculos na cidade que
nos sedia parece uma alternativa óbvia, mas não é bem assim. Claro que o milhão
de habitantes da cidade esconde um público potencial que seria mais que
suficiente para que essa nossa ação fosse permanente e bem sucedida. Contudo, o
primeiro grande nó é que, ao sermos invisíveis para o governo como agentes de
desenvolvimento humano, por consequência sócio-político-cultural, também somos
invisíveis para a maioria dos cidadãos ludovicenses. Eles não sabem da nossa
existência; nem imaginam que existam teatros alternativos no centro de São Luís;
nem desconfiam que o Maranhão produza artisticamente algo além de boi, tambor,
bloco ou riso; nem sonham que tem grupos de teatro maranhense rodando o Brasil;
ou seja, nosso superpoder de invisibilidade gerado pela gestão pública também
afeta a nossa relação com o mercado, que no nosso caso, atende primordialmente
pelo nome de público pagante.
Esse gargalo tem sido quase
intransponível para nós. Como chegar – sem recursos para marketing, propaganda
e todo aquele conhecido blá-blá-blá – a esses 5% da população de São Luís que,
sabemos, aprecia o teatro que a gente faz, mas que não sabe que fazemos, e que
representa algo em torno de cinquenta mil habitantes? Esse público garantiria
nossas temporadas regulares pelos próximos 83 anos (!), tendo em vista que o
teatro da nossa sede comporta, no máximo, 100 espectadores. Mas, também sabemos
que esse é um número hipotético, e que a nossa realidade é fazer um esforço
descomunal para garantir os 35 espectadores de hoje à noite.
A discussão é recorrente,
inclusive aqui no blog, e esbarra num fato mais curioso. Na bem sucedida temporada
de Pai & Filho, dois meses atrás, foi surpreendente constatar a quantidade
de pessoas do meio artístico, ou amigos, ou conhecidos íntimos, ou sensíveis ao
teatro de pesquisa, ou docentes e discentes dos cursos técnicos e superiores de
teatro e artes afins, que ainda não tinham assistido a um espetáculo que está
há mais de oito anos em cartaz, e que acumula 150 apresentações. Ou seja, nossa
dificuldade ainda consiste em convencer o entorno sensível, que dirá o recorte
populacional potencial que pressupomos existir? Aqui a questão é pessoal: o que
faz uma pessoa que gosta, trabalha, pesquisa, leciona ou estuda teatro não ver
um espetáculo da sua cidade, na sua cidade, sendo que esse espetáculo foi
ofertado de todas as formas possíveis durante quase uma década?
Claro que tudo isso que
aporto aqui já me respondi na postagem Se no teatro servissem mocotó o meu mundo estaria completo, mas não podemos, como grupo, padecer sobre uma condição
sócio-político-cultural sem tentar fazer alguma coisa que modifique essa realidade.
Queremos ofertar um tipo de teatro, sabemos que há espectadores receptivos a
esse tipo de experiência, mas não sabemos como localizá-los, ou não temos
recursos para tal. Ao nosso alcance está a tática de guerrilha que estamos
tentando desenvolver desde a última temporada de Pai & Filho, que envolve
intervenções urbanas, panfletagem, estudo e utilização de mídias sociais,
lambe-lambe, visitas a instituições, banners em locais estratégicos, convites
pessoais, mas tenho a suspeita de que para estas três únicas apresentações do
ano, em São Luís, será insuficiente. Prove o contrário ajudando a lotar as
casas, comparecendo, compartilhando a informação, recomendando aos filhos,
pais, alunos, amigos. Assim, você será o responsável em transformar o
superpoder da invisibilidade no da onipresença.
4 comentários:
Meu querido e amado amigo. Talvez tenhamos que pensar que nossas estratégias não surtem efeito. Talvez estejamos cobrando demais daqueles que fazem arte em nossas cidades. São esse geralmente que tem que dá conta de toda a agenda cultural da cidade. São esses que precisam assistir tudo. (estamos sem grana). Outra, em algum momento faremos de graça. Tem uma coisa muito importante que você coloca e que talvez precise ser realizada pela gente. Vamos começar a convidar aqueles que poderiam nos tirar dessa invisibilidade. Insistir para que eles conheçam nossos espaços e nosso fazeres, precisamos insistir nisso. Talvez pensar uma campanha que os convide. Aqui na época da prefeita Luizianne Lins, fizemos uma campanha Luizianne vai ao Teatro! Todos os espetáculos da cidade deixavam uma cadeira com um papel, dizendo que ali era a cadeira da prefeita. Sempre no final de cada espetáculo, era falado que ali estava a cadeira da prefeita esperando por ela. Essa campanha, ganhou a mídia e fizemos um festival chamado Luiziane não foi ao Teatro! que aconteceu na frente da prefeitura. Enfim, precisamos convidá-los.
Cara... muito massa a iniciativa da cadeira! Evidencia o ato de ir ao teatro como algo político!
Amigo amado! A ideia é ótima! E como as nossas plateias estão quase sempre vazias, dá para reservar cadeira pro governador, prefeito, primeira dama, papagaio, periquito... Estamos esperando a visita de vocês!
Verdade, Rodrigo! Também achei!
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