domingo, 9 de março de 2014

De volta ao trabalho


Hoje é meu último dia de férias. Foram quatro meses e meio de ócio, com duas pequenas interrupções, uma em dezembro, para as apresentações de Velhos caem do céu como canivetes em Imperatriz, e outra em janeiro, para uma apresentação na Conexão Teatro. A extensão das férias foi diretamente proporcional ao ano de 2013, um ano intenso, violento e duro. Durante as férias voltei a dormir até uma da tarde – qualidade que pensava haver perdido e creditava à idade, quando o verdadeiro agente fora a exaustão –, fizemos, Katia e eu, algumas viagens, escrevi para vocês com certa regularidade, ordenei e faxinei casa, atelier, teatro (ainda me devo o bendito escritório/recepção), atualizei leituras, escrituras; um quadrimestre sabático.
 
Amanhã faremos nossa primeira reunião do ano e as novidades são muitas. O projeto Teatralidades, que recebeu o Prêmio FUNARTE de Teatro Myriam Muniz 2013, oferece muitas novidades para a rotina da Pequena Companhia de Teatro e, por consequência, para seus aficionados. O projeto prevê oito leituras dramáticas, e convidaremos companhias de teatro locais para realizarem-nas aqui na sede, momento de intercâmbio importante para nós, depois de passarmos os últimos anos um pouco distantes por exigência da agenda externa dos nossos espetáculos e oficinas. Outra atividade que servirá para oxigenar e emaranhar nossas relações artístico-afetivas será os dois seminários previstos – fóruns para discussões sobre teatro de grupo, crítica teatral e formação de plateia. Exercício experimentado em 2006 com O Acompanhamento, a Pequena Companhia voltará com temporada regular dos seus espetáculos na sede, hora de poder ver e rever "Pai & Filho" e "Velhos caem do céu como canivetes", além do espetáculo-solo de Cláudio, ainda por estrear – na sede da Pequena Companhia de Teatro haverá uma apresentação teatral por semana, esteja você ou não. Quer atividades de formação? Também tem. Tanto pelo Teatralidades quanto pelo projeto A ótica da Pequena, patrocinado pelo Programa BNB de Cultura. Ministraremos as oficinas O Quadro de Antagônicos como instrumento de treinamento para o ator, Do épico ao dramático: a transposição de gênero como instrumento de confecção de dramaturgia; O quê o meu corpo tem a dizer, e O elemento e a cena.
 
Essas muitas ações têm por objetivo aumentar a integração da Pequena Companhia de Teatro com a sua comunidade, consolidar nossa sede como espaço de aprimoramento teatral e estimular o diálogo entre nós e os outros. Pertencimento. Um emaranhado de atividades para acentuar o enredamento da Pequena Companhia de Teatro com a cidade. Um ano assim exige um descanso preventivo.

2 comentários:

TonySilvaAtriz disse...

Pensa que foi só vocês?...kkk Muito enganados,também estamos de volta depois de alguns dias de outros trabalhos como o carnaval mais tudo bem,não como vocês mais estreiando o nosso espetáculo "VIAGEM AOS CAMPOS DE ALFINIM"que demorou mais ou menos uns 3 a 4 anos de maturação e ainda não está afinado.Mais esperando muita energia e força pro seu nascimento no dia 27 de Março.

Marcelo Flecha disse...

Estarei lá, Tony Silva!