domingo, 25 de novembro de 2012

Exílio & êxito


Nosso próximo projeto de montagem não é nenhuma novidade: Velhos caem do céu como canivetes, livremente inspirado no conto "Un señor muy viejo con una alas enormes", de Gabriel García Márquez.  A novidade requentada é que, agora, temos prazos e cronograma a cumprir, após a aprovação do projeto no Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz. O processo iniciará depois do nosso recesso de fim/início de ano, período onde nos encarregaremos de colocar a nova sede em condições de receber nossa rotina diária de ensaios, estudos, produções, confecções etc. Enquanto isso, finalizo o esqueleto dramatúrgico para o início do processo atoral. O dilema/enigma/conflito que essa tarefa me apresenta é referente ao motivo para o exílio do Ser Alado, tema que me é caro. Lembro-me do filme O Exílio de Gardel, quando cada uma das personagens que procurava dar cabo do tema literalmente desmantelava. É como estou me sentindo. A ideia do exílio remete à antiguidade, e séculos se passaram sem que a humanidade conseguisse mensurar os efeitos psicossociais provocados no exilado. De alguma maneira o assunto perpassa a temática do espetáculo solo de Cláudio, tornando os processos mais fecundos. O todo, outro, caminha bem. Miséria, fé, diferenças. O Ser Humano robustecido pela crueza do ser e o Ser Alado robustecendo o ideal utópico. Herói e anti-herói, confrontados. Xeque!

2 comentários:

Erivelto Viana disse...

Avante Marcelo e sua pequena CIA. de Grandes artistas. Como é bom ver um trabalho continuado e referência do Maranhão. Eri.

Marcelo Flecha disse...

Salve, Erivelto! Que bom ler seus comentários por aqui!