O Quadro de Antagônicos compreende dezoito
palavras a receberem representações físicas, conforme relacionadas aqui. Uma
das particularidades que torna o QdA um instrumento eficiente na construção de
uma personagem teatral é o descarte, a exclusão, a via negativa. Diferentemente
de outras práticas teóricas onde a experimentação do ator visa catalogar o que
de melhor é produzido nessa experimentação, no nosso caso é o descarte do que
não é interessante que orienta a prática. Parece a mesma coisa, mas é
diferente. Quando o ator descarta um antagônico, depois de experimentar
fisicamente todo o quadro, na busca do melhor antagônico para a construção da
sua personagem, ele aumenta o tempo de pesquisa, pois, ao descartar um, permanece
experimentando os outros dezessete. Se o ator fizesse previamente a escolha de
apenas um antagônico, baseada no tipo físico que melhor dialoga com a
personagem em questão, e começasse a trabalhar somente com esse antagônico, o
ator reduziria em 95% as chances de encontrar caminhos mais orgânicos na
construção da sua personagem. Para isso, é imperativo não gerar nenhuma preconcepção,
prejuízo ou preconceito, sob pena de limitar a potencialidade criativa das
experimentações. Dando um exemplo grosseiro: se a personagem a se construir é
gorda, a escolha racional do antagônico Peso, além de óbvia, reduziria
significativamente as alternativas de nuances que poderiam aparecer na
construção da personagem, a partir da experimentação física de antagônicos menos
óbvios, como a Tensão, a Lentidão ou, até mesmo, a própria Leveza. O que o
Quadro de Antagônicos propõe é uma ruptura com a ditadura da seleção, da
escolha do melhor, proporcionado ao ator um trânsito por regiões que ele jamais
escolheria. Essa inversão alarga a extensão de alternativas, pluralizando os
caminhos para a construção de uma personagem. Na contramão das estruturas técnico-teóricas
vigentes, a negação, a recusa, a sobra, o descarte, podem ser um caldo de
potência criativa esperando alguém vir sorver.
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3 comentários:
Urruuu! Achei!
Urruuu! Achei!
(Risos) Gaiato!
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