quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Deixe que digam, que pensem, que falem - 1

Publicado no dia 23/02/2010. Leia a matéria na versão virtual clicando aqui, ou a transcrição abaixo.

Pai e Filho
Espetáculo baseado na obra Carta ao Pai
Uma relação avassaladora recheada de conflitos e dilemas que separam e unem duas gerações em uma relação. Este é o ponto de partida do espetáculo.

Samartony Martins
samartonymartins@ma.dabr.com.br

Uma relação avassaladora recheada de conflitos e dilemas que separam e unem ao mesmo tempo duas gerações em uma relação. Este é o ponto de partida para o espetáculo Pai e Filho da Pequena Companhia de Teatro que tem estreia marcada para acontecer no início do mês de abril.


A peça que tem a direção geral de Marcelo Flecha foi a única montagem teatral do Maranhão, a ser contemplada com o prêmio Miryam Muniz 2009/Funarte. O elenco é formado pelos atores Cláudio Marconcine e Jorge Choairy e a produção é de Kátia Lopes.


Baseado na obra Carta ao Pai de Franz Kafka, escrita em 1919, o texto Pai e Filho lança um olhar sobre os diversos sentimentos que se desenvolve em uma relação paterna. “O que pretendemos discutir é de que forma se dá a relação universal entre pai e filho.


Pegando essa idéia central mais arquetípica desta relação. Como não estamos fazendo uma adaptação fiel do texto, aproveitamos para jogar tudo isso para dentro do espetáculo. São aflições que permeiam as relações de poder patriarcal que querendo ou não repercutem na relação de poder com a sociedade”, explicou Flecha.  


Ensaios
Para trabalhar os personagens, os atores estão enfrentando uma rotina de quatro horas de ensaios diários que começou desde janeiro. “Estamos trabalhando muito a questão física onde o ator é exigido ao máximo. A partir desta exaustão seguimos para o conflito proposto pelo texto onde moldamos o perfil de cada um em cena”, frisou o encenador.


Marcelo Flecha ressalta que o monólogo talvez fosse o caminho mais fácil para encenar o espetáculo Pai e Filho, mas o diretor preferiu ir na contramão do óbvio. “Ousamos imaginar como seria não o Kafka com o pai e suas insatisfações, mas sim a relação de todos os pais e filhos. Partimos do campo da ficção para ver como seria este conflito na realidade”, adianta Marcelo Flecha.


Em Pai e Filho, o público vai se deparar com situações cotidianas que muitas das vezes passam aos olhos de forma despercebida. “Haverá momentos cruéis. Pontuamos o texto por temas importantes como o estudo, a independência econômica, o apoio de uma relação amorosa, a opção por viver uma vida artística ou não, a insatisfação com o trabalho entre outras questões que optamos em transcrever e jogar com estes conflitos”, ressaltou, Marcelo Flecha. Todos os passos do processo de montagem do espetáculo pode ser acompanhado pela internet pelo endereço virtual www.pequenacompanhiadeteatro.blogspot.com


SERVIÇO :
O quê? espetáculo Pai e Filho
Quando? 09, 10 e 11 de abril
Onde? no Teatro Artur Azevedo
Quanto? Entrada Franca

Nenhum comentário: