sábado, 5 de setembro de 2015

Pequena Distribuidora de Cultura


A Pequena Companhia de Teatro foi contemplada no Programa Petrobras Distribuidora de Cultura 2015/2016. Em sua quarta edição o programa contemplou 83 projetos, sendo 67 na categoria adulto e 16 na categoria infanto-juvenil, que circularão por 119 municípios dos 26 estados e do Distrito Federal. Os selecionados são provenientes de 20 estados brasileiros e é a primeira vez que um espetáculo teatral adulto maranhense participa deste programa.

O espetáculo selecionado foi Pai & Filho, que acaba de retornar de uma ocupação no Centro Cultural BNB, em Sousa, na Paraíba. Pelo programa de circulação da Petrobras o espetáculo circulará pelas cidades de Primavera do Leste/MT, Campo Grande/MS e Goiânia/GO, realizando 9 apresentações e 9 debates. Ao fim dessa circulação, o espetáculo terá visitado 62 cidades de 22 estados, com 145 apresentações Brasil afora.

Além do espetáculo, a Pequena Companhia de Teatro ofertará a oficina Do épico ao dramático: a transposição de gênero como instrumento de confecção de dramaturgia, atividade formativa já realizada em 10 cidades de 9 estados. A oficina democratiza os mecanismos de construção dos textos teatrais da Pequena Companhia de Teatro quando o ponto de partida são textos oriundos de outros gêneros literários.

Também acontecerão três encontros como grupos de teatro de cada uma das cidades, para intercâmbio de experiências e pesquisa. A inovação proposta pela Pequena Companhia de Teatro é que o grupo convidado participe, não só dos momentos reservados para a reflexão, mas de toda a estada na cidade, acompanhando oficina, montagem, preparação dos atores, ensaio, desmontagem, apresentações, debates, alargando o tempo de intercâmbio entre os grupos.

A jornada acontecerá em julho de 2016, mês em que a Pequena Companhia de Teatro completará dez anos de estrada. Até lá esperamos encher este blog de novidades e engordar a celebração deste decênio de existência.

Nenhum comentário: