segunda-feira, 11 de junho de 2012

Palco Giratório – Fim da 2ª Jornada


Semanalmente mando um e-mail para os contatos da minha caixa postal divulgando a temática da semana. Com a maioria já me marcou como lixo eletrônico, meu esforço em ser duas vezes criativo (e-mail e postagem) tem sido em vão (risos). Mesmo assim, não me entrego. Estamos de volta a São Luís, depois da 2ª Jornada do projeto Palco Giratório. Paraná e Santa Catarina para um Pai & um Filho que completam seu passeio pela região sul do país. É a primeira região visitada na íntegra; estivemos nos três estados e ainda voltaremos em outra jornada para Curitiba – PR, Rio do Sul – SC, Chapecó – SC e Lages – SC. Da região nordeste ainda nos falta o Sergipe e a Paraíba, porém, ficaremos na vontade porque não temos previsão de visita. Da região sudeste falta apenas Minas Gerais, que visitaremos em agosto, só Belo Horizonte. Também estaremos em São Paulo, mas já o visitamos em duas ocasiões anteriores. Na região centro-oeste e na região norte ficarão as maiores vontades, pois da primeira só visitamos o Mato Grosso, e da segunda estivemos no Pará, Tocantins e Amapá – Rondônia nos espera em novembro. Goiás, Mato Grosso do Sul, Amazonas, Roraima e Acre completam a lista dos pouquíssimos estados que nos faltará visitar quando o ano acabar, além do Distrito Federal. Estar em todas as regiões do país com um espetáculo de teatro maranhense não é lá uma coisa corriqueira. Como diria o pai: Graças! ... ao Myriam Muniz 2010 e 2011, ao Palco Giratório e aos vinte festivais e mostras por onde o espetáculo Pai & Filho se apresentou até aqui. Vida longa é não morrer de véspera!

5 comentários:

Marcelo Flecha disse...

Deusamar Santos disse:

Caríssimo Marcelo Flecha,

Estou feliz com as notícias sobre o trabalho da Pequena Companhia de Teatro. Vocês fazem a diferença nesse imenso país empobrecido de arte e cultura. Acredite, vale a pena esse sonhar, essa busca, essa luta, tenha certeza, muitos coisas se constrói pouco a pouco, passo a passo. Quando assistir o vosso espetáculo, saí gritando mesmo que em silêncio: “Viva! Viva! Há vida inteligente sobre essa terra, um país pensante é possível”! E então, saí todo orgulhoso pela qualidade do espetáculo e pelo que ele proporciona ao público.

É assim que se constrói uma nação forte, com inteligência e sabedoria. Obrigado parceiro, você tem sido uma estrela, um sinal em meio à escuridão de ignorância que nos impuseram e que predomina as mentes da nossa pátria amada e tão sofrida que chamamos de Brasil. Viva o artista brasileiro! Viva o Teatro!

Encerro minhas palavras com uma dedicação a vocês artistas persistentes regados por ideais:

O artista é um retirante das amarras sociais,

Refugiado das prisões, das normas oficiais,

Aprendiz abre caminho, rega o que o faz:

Um espetáculo itinerante, o brotar de ideais,

O fluir de pensamentos, motiva reflexão,

O acordar da liberdade é fazer revolução.

Com carinho, Deusamar Santos

Sandro Fortes disse...

Também fico contente com cada pastagem falando dos rumos da Pequena Companhia, admiro muito e torço sempre pelo trabalho de vocês. Abraços gerais.

Hamilton disse...

Pouco a pouco o lugar da Companhia se amplia no espaço das novas relações por todo o país... tudo isso parece o início de uma grande viagem. Parabéns! Vida longa à Pequena!

Neusa Portilio disse...

Fiquei muito feliz com a oportunidade de assistir este espetáculo Pai & Filho e fazer a oficina com Marcelo Flecha em Paranavai-Pr. Voltei para minhas atividades cotidianas em Mamborê-pr muito melhor do que eu era antes disso.
Aqueleabraço
Neusa Portilio

Marcelo Flecha disse...

Neusa, Hamiltom, Sandro, Deusamar... novos, velhos e eternos amigos!!!