domingo, 29 de maio de 2011

Natal, 28 de maio de 2011

10:40 AM

Estou em Natal, participando do Seminário Histórias do Teatro Nordestino, promovido pela A Outra Companhia de Teatro. Cheguei nesta madrugada e cá estou, no Barracão dos Clowns, acompanhando a oficina “O jogo enquanto princípio para criação dramatúrgica” que completa a circulação do espetáculo Mar me Quer.

14:11 PM

Depois de um agradável almoço na casa dos pais de Fernando (Yamamoto) – Sr. Osvaldo é gourmet de mão cheia –, aguardo o início do seminário e reflito: como permanecer amador sendo profissional? Recorro às lembranças da cidade de Balsas, onde meu fazer era amador e pergunto: o que mudou? Nada. Ergo, sou amador.

23:45 PM

O seminário foi divertido (para mim). Se não entediei meus pares, missão cumprida. O espetáculo, uma delícia, e a noite se prolongou. Um dia para reencontro com Ronaldo, Fernando, Marcos, César, Renata e Camile dos Clowns e primeiro encontro com Junior, Buranga, Luis, Eddi, Manu e Israel – escalação de A Outra. Conhecer o barracão e o sósia do Jorge (piada interna), bodejar, sorrir e não dormir.

02:30 AM

É incrível ver a quantidade de coletivos brasileiros que ralam e propõem. Há outro mundo, longe dos holofotes, onde o Brasil é construído. Cada passo, de cada companhia de teatro que viaja pelo país, deixa um rastro fértil que germina em cada espectador, ouvinte ou “oficinado” (palavra cunhada espontaneamente por Manu para um participante de oficina).

Somos o que somos por fazer teatro? É uma vida diferente... de tudo. Meu delírio deve-se ao sono... agora, aeroporto. Fui.

4 comentários:

XICO CRUZ disse...

Duílio Cunha lhe conheceu nesse seminário, ele é um grande amigo meu e um execelente diretor de teatro, tem trabalhos belissimos. Ele falou super bem de vc, de sua participação no evento, disse que gostou muito.

Fernando Yamamoto disse...

Excelente encontro, meu caro! A casa é sua! Abraços!

Marcelo Flecha disse...

Foi uma delícia! Haverão outras cá e outas lá.

Roquildes Junior disse...

a outra já está pensando nos próximos encontros. foi realmente genial! vcs nos ensinaram muito, amigos!