sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Deixe que digam, que pensem, que falem - 7


Roberta Gomes/IMirante comenta sobre o lançamento do livro de Marcelo Flecha. Para acessar o portal e ler a matéria, clique aqui.

Abaixo, a íntegra dela.

Cinco textos em Cinco tempos é lançado hoje, 
por Marcelo Flecha

Considerando-se até pretencioso e com um certo medo do registro, o dramaturgo Marcelo Flecha, da Pequena Companhia de Teatro, enfrenta esses sentimentos e lança o seu primeiro livro: "Cinco tempos em Cinco textos". A publicação, fruto de um projeto aprovado pelo Prêmio BNB de Cultura 2010, reúne os cinco textos teatrais de Marcelo, produzidos de 2003 a 2009.

"Distorções de um dia interminável", Memórias de um mau-caráter", "Dois", "Privada" e "Clausura" mostram algumas reflexões do dramaturgo ao longo desses seis anos. "Apenas um texto desses cinco já foi encenado [Memórias de um mau-caráter]. Os outros são inéditos.[...] Como ator e diretor, sempre gostei do efêmero, daquilo que fica no imaginário, no momento, na lembrança. Sempre tive muito medo do registro. Quando o projeto foi aprovado que resolvi reler os textos", revela Marcelo Flecha.

Para o dramaturgo, o ato de publicar é um ato de pretensão. "Diante de tantos escritores clássicos e magnifícios, você publicar alguma coisa é muito pretencioso", afirma. Sobre estar com os livros nas mãos, vendo a sua obra publicada, ele comenta. "É muito doloroso, mas vale pelo processo de contribuição para a sociedade. Com o livro, estamos ajudando a democratizar o conhecimento". Dos livros impressos, 500 exemplares serão distribuídos gratuitamente.

E para quem nunca leu um texto teatral, Flecha aconselha. "Acho interessante que esse leitor não tenha medo da construção literária do teatro. É diferente, mas é bom para conhecer essa dinâmica. Vale experimentar pelo menos uma obra!".

O lançamento de "Cinco tempos em Cinco textos" será lançado nesta sexta-feira (7), às 19h, na Ofina Escola, na Praia Grande (em frente ao Terminal da Integração). E quem estiver presente terá a oportunidade de rever cenários das peças "O Acompanhamento", "Entre Laços" e "Pai e Filho", ouvir leituras de "Dois", com Jorge Choairy e Marconcine", além de degustar queijos e vinhos. "Queria isso, um lançamento informal, livre para receber contribuições artísticas e sem mesa de autógrafos!", completa Marcelo Flecha.

Nenhum comentário: