quinta-feira, 25 de março de 2010

Apenas uma quarta-feira

Todos os dias pessoas acordam, tomam café reforçado e vão para o trabalho. Seis, oito horas diárias. Retornam às suas casas, comem, dormem. Finais de semana, saem para "curtir" a vida.

Teatro é efêmero - ao menos tentam secularmente vender essa ideia. E quando falam sobre isso, não se restringem às apresentações. É a essência dele, i. e., ela está, inclusive, nos ensaios, na energia do ator, no espaço. Os humores sempre influenciarão.

Um dia é sempre diferente do outro, mesmo que possamos percorrer os mesmos caminhos. É que o tempo é outro, e tem seu próprio ritmo.

A cabeça tem seu próprio ritmo

Na quarta-feira algumas coisas aconteceram. Eu me propus a modular minha energia para aquém do que sempre faço. Não para o que o diretor chama de "ensaio burocrático". Não, eu queria estar mais presente e atento à cena. Com isso, o ator fica mais propenso a analisar as circunstâncias, o discurso, o conflito, e passa a modular, também esse ritmar.

É sempre uma espécie de viagem ensaiar. É que ator é phoda. Quando ele quer, faz. Quando não, é insuportável. Algumas pessoas são muito instáveis. Atores também são pessoas.

Mudamos, por causa da realização da V Semana do Teatro no Maranhão, de local de ensaio. Ao invés da Sala do Coro, fomos para a Sala de Dança, mais ampla, muito mais espelhos (para o teatro isso é terrível), mais clara, mais barulhenta. E isso afetou nosso processo, a partir do aquecimento. Num maior espaço, a atividade aeróbica é mais consistente, o ator se torna mais flexível, ágil.

Sala de dança do Teatro Arthur Azevedo

Ensaiamos mais cedo, já que estamos tentando assistir o máximo de espetáculos da programação da Semana de Teatro.

Atores não são trabalhadores comuns. Alguém uma vez me disse algo como se o teatro existisse para preencher as lacunas do mundo deixadas pela criação divina.

Chegar em casa depois do trabalho, depois do prazer. Jantar, levar o namorado à parada de ônibus, ver House e dormir. Faço das palavras de Próspero as minhas: sou humano!

Nenhum comentário: